Diferenças entre a animação e os quadrinhos

Justiça Jovem (Young Justice): quadrinhos vs desenho animado
Existem diversas diferenças entre o desenho animado de Justiça Jovem (Young Justice) e sua HQ original. A série do Cartoon Network adaptou muitos aspectos das histórias e modificou personagens, alterando identidades secretas e aproveitando diferentes fases. No entanto, o espírito do grupo continua o mesmo.

Logo de cara para os leitores de quadrinhos a primeira mudança que se pode notar foi na equipe, afinal onde foi parar a Moça-Maravilha, Arrowette e Cia.? A essência dos principais membros continua a mesma, mas ainda assim nem eles escaparam.



Superboy


Superboy nas histórias em quadrinhos
Superboy nas HQs
Entre o trio original na revista da DC Comics, apenas o Superboy foi mantido “intacto” nos conceitos básicos, porém respeita mais o estágio atual do que seu início. A animação manteve o fato de Conner Kent (Kon-El) ser o clone do Superman (Super-Homem para os mais velhos e nostálgicos), porém mudou pontos importantes de sua história.

Nos quadrinhos a motivação de sua criação foi a morte do Homem de Aço, onde seu clone iria substituí-lo sem os civis descobrirem. Já na versão animada, ao menos até o momento, o Superboy nasceu apenas como uma arma fabricada pelo Projeto Cadmus.

Outra mudança importante está na relação com o Superman, onde a repudia contra seu clone acontece apenas no desenho. Curiosamente, o visual apresentado na série segue o atual nos quadrinhos, que é bem diferente do cafona usado no início das HQs do grupo (o que dizer daquele “maravilho” brinco?!).

Conheça mais sobre o Superboy em nosso artigo exclusivo do personagem.



Robin


Robin (Tim Drake) nas HQs
Robin (Tim Drake)
Chegamos aos personagens que tiveram suas identidades secretas modificadas. Nos quadrinhos, o fiel ajudante do Batman entrou na Justiça Jovem apenas em sua terceira encarnação, Tim Drake.

Já na adaptação produzida pelo Cartoon Network “tem” o Robin original, Dick Grayson. O porquê das aspas em tem? Sua personalidade e uniforme mudaram significativamente, lembrando mais Tim e mantendo apenas a habilidades acrobáticas.

A mudança também cria uma curiosidade, nas HQs Dick é fundador dos Novos Titãs (Teen Titãs), enquanto sua contraparte animada também inicia a Justiça Jovem.



Kid Flash / Impulso


Impulso (Bart Allen), futuro Kid Flash nos Comics
Impulso (Bart Allen)
O personagem foi além do menino prodígio, teve sua identidade secreta e também alterego modificados. Nas páginas da revista da DC Comics o ajudante do Flash era o Impulso (Bart Allen), o neto Barry Allen que veio do século XXX ao passado para cuidar de sua condição clínica. Somente anos mais tarde, quando entre para os Novos Titãs (Teen Titans), ele iria assumir o manto de Kid Flash.

No desenho animado Kid Flash é Wally West, o sobrinho e também primeiro sidekick de Barry. Não é explicada sua origem, mas levando em conta as HQs, ele sofre do mesmo acidente de seu Tio e passa a desenvolver super poderes.




Ficaram de fora ou conquistaram uma vaga


Artemis, Miss Martian (Marte)e Aqualad (Kandur)
Não fizeram parte do desenho animado alguns membros importantes da equipe nos quadrinhos, como Moça-Maravilha e Arrowette. As personagens foram trocadas por Miss Marte e Artemis, respectivamente. Curiosamente, a marciana e a parceira da Mulher-Maravilha foram as namoradas do Superboy em suas distintas mídias.

O Aqualad também não fez parte do grupo nas HQs da DC, aliás, Kaldur'ahm foi completamente criado para a TV pelos produtores Greg Weisman e Brandon Vietti. Em sua versão original, Garth foi a primeira encarnação do herói aquático.

Ainda há mais informações sobre Aqualad, Artermis e Miss Martian, mas vamos deixar para falar em futuros artigos exclusivos deles.



Cancelamento: o fim de uma jornada


Titans/Young Justice: Graduation Day
Em meados de 2004, a revista foi descontinuada pela DC Comics, infelizmente. Alguns de seus personagens passaram a integrar a equipe dos Novos Titãs, fato que aconteceu durante a minissérie Titans/Young Justice: Graduation Day (publicada no Brasil pela editora Panini como Titãs/Justiça Jovem: Dia de Formatura).



Adaptação do desenho animado em HQ


Capa da revista em quadrinhos da Justiça Jovem (Young Justice)
O inverso também aconteceu, as histórias da série do Cartoon Network passaram para as páginas do gibi. Nos quadrinhos da DC Comics são apresentadas outras tramas completares as apresentadas na TV.

Também foi publicado pelo selo Batman Bravos e Destemidos, Jovens Titãs e Liga da Justiça. A Editora Abril trouxe ao Brasil algumas das revistas, quem sabe também não lançam Justiça Jovem. Vamos torcer!

9 comentários:

  1. Claro,as mudanças foram inevitáveis,mas mesmo assim a essência da serie continua a mesma com personagens mudados sim mas,continuam cativantes.Meus parabéns pelo poste,muito bom.

    ResponderExcluir
  2. nossa a diferença se nota de longe rsrsrs!!! se não foce esse seu poste eu nunca saberia disso!rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. tudo q tem aqui é de primeira n sei como consegue mais é incrivel

    ResponderExcluir
  4. gostei muito dessa nova versao, esta muito boa, mais madura e menos infantil, muito bom, espero q lancem em hq, mais a hq atualizada, como no desenho animado

    ResponderExcluir
  5. esse desenho sem duvida o melhor de todos os tempos os efeitos são bons e bem desenhado nota 10

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo . É o melhor mesmo , e a história é D+

      Excluir
  6. o projeto pareo tambem existia nas hq originais

    ResponderExcluir